Produção Doritos
A WMS é a sigla utilizada para a abreviação do termo em inglês conhecido como, Warehouse Management System, ou em português, Sistema de Gerenciamento em Armazém. A WMS é uma importante ferramenta da cadeia de suprimentos e tem por objetivo fornecer a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do espaço nos armazéns em estudo. O WMS também dirige e otimiza a disposição de “put-away” ou colocação no armazém, baseado em informações ou colocação no armazém, bazeado em informações no tempo real sobre o status do uso de prateleiras.
UTILIZAÇÃO NO MERCADO
O WMS operacional significa que a empresa depende menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligência para operar o sistema. Os sistemas WMS utilizam tecnologias, como código de barras, dispositivos móveis e rede locais sem fio para monitorar eficientemente o fluxo de produtos. Uma vez que os dados tenham sido coletados, é feita uma sincronização com uma base de dados centralizada tanto por processamento batch de todo um lote, como por transmissão em tempo real através de redes sem fio. Desta forma o banco de dados pode então ser usado para fornecer relatórios úteis sobre o status das mercadorias no armazém.
Muitos sistemas WMS tem interface com sistemas do tipo Enterprise Resource Planning (ERP), Planejamento de Recursos da Empresa (MRP) ou com outros tipos e software de gestão. Isto permite uma forma de se receber automaticamente o inventário, processar pedidos e lidar com devoluções, de maneria mais eficiente e segura.
APLICABILIDADE
Antes da implantação de um sistema WMS devem ser considerados todos os custos, para que seja avaliado desta forma a viabilidade e se há a necessidade real de implementação do mesmo. Em caso de aplicação desta ferramenta na empresa algumas funcionalidades passam a existir contribuindo para um melhor funcionamento da cadeia de suprimentos. Desta