Produção do ferro gusa
-------------------------------------------------
RESUMO
Este trabalho sobre o processo de produção do ferro gusa teve como principal objetivo explicar como se dá esse processo. O trabalho foi baseado em artigos acadêmicos e sites que tratam sobre o ferro gusa, e também, em uma visita técnica feita à Empresa City Gusa LTDA, com o objetivo de ver e conhecer tal processo. Ao longo do trabalho, foi relatado o processo produtivo do gusa desde o seu início, quando a matéria prima é armazenada próxima ao alto-forno para diminuir o custo do transporte interno, até a obtenção do produto final. Foi mencionado também, a importância do ferro gusa para a economia, o qual tem um valor de importação muito alto. Os resultados obtidos revelam que o principal objetivo do trabalho foi atingido, pois foi explicado de maneira clara o processo de produção do ferro gusa.
1. Introdução:
O ferro gusa é uma substância dura e quebradiça [1], cuja produção é considerada a segunda etapa do processo siderúrgico de produção do aço [2]. Nessa etapa, o gusa, no alto forno, é produzido no estado liquido a uma temperatura de aproximadamente 1.500ºC. Depois, ele se encaminha à aciaria, onde passa por purificações e tratamentos para obter certas características e então, se tornar aço [3].
No Brasil, a produção de ferro gusa é bastante alta. Durante o ano de 2010, o volume total de sua produção foi de 31,531 Mt (+25,4% ano a ano), segundo o instituto Aço Brasil (IABr) [4]. Minas Gerais é o estado brasileiro que mais produz o gusa, detendo 70% da produção nacional [5]. Atualmente, o ferro gusa está sendo muito utilizado, devido ao fato de o mercado de mineração ter uma grande tendência a se manter aquecido, pois está diretamente relacionado a segmentos do mercado que apresentam grandes projeções de crescimento para os próximos anos, como a construção civil, o setor automotivo e outros que dependem do aço no