Produção do discurso: deficiências no processo de construção, em meio à juventude na contemporaneidade.
REGIONAL CATALÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
MESTRADO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
ELIENE FIRMINO PEREIRA
Produção do discurso: deficiências no processo de construção, em meio à juventude na contemporaneidade.
Projeto de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação – Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás.
Proponente: Eliene Firmino Pereira
Linha de Pesquisa: (1) Texto e Discurso.
Pretensos orientadores: 1) Antônio Fernandes Júnior; 2) Grenissa Bonvino Stafuzza;
Catalão - Goiás
2014
INTRODUÇÃO
Trataremos neste projeto as implicações socioeconômicas, históricas e culturais. Que influenciaram e continuam contribuindo para a construção do sujeito leitor e suas implicações, no processo de formação do discurso. Baseando nossa linha de pesquisa nas contribuições de Pêcheux, Foucault e Orlandi.
JUSTIFICATIVA
A seguinte proposta de pesquisa justifica-se pelo fato de que o processo de construção do sujeito enquanto leitor tem demonstrado falhas, além disso, há uma visível carência da prática da leitura na contemporaneidade. Tendo em vista que a problematização se dá em relação ao modo no qual têm sido produzidas as diferentes formas discursivas, ressaltando o contato ou não com a leitura desde a infância, e seu modo de execução; e da leitura. A função da leitura, isto é, prática sempre com fins específicos, e não apenas como fonte e enriquecimento vocabular, de argumentos e até mesmo pelo simples prazer durante o ato da leitura; buscamos entender até que ponto esse posicionamento afeta o individuo na elaboração do discurso.
Enquanto docentes no campo da linguagem, há certa percepção da falta de intimidade dos alunos com as diferentes modalidades de leitura refletindo diretamente na compreensão e produção textual de cada estudante.
No sentido da contribuição para a formação do sujeito enquanto leitor, capaz de produzir e expressar seu ponto de vista,