Produção de texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL IIACADÊMICA: ROSILENE COQUEIRO VIEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL
Brumado
Maio/2014
PRODUÇÃO TEXTUAL
Produção textual apresentada a UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), como requisito do processo avaliativo da Disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II, do curso Serviço Social.
Brumado
Maio/2014
SUMÁRIO
1. NTRODUÇÃO..........................................................................................................3
1.1 Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980.........5
1.2 Posturas do serviço social frente às políticas sociais naquele período.................5
2. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................7 REFERÊNCIAS........................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Este estudo propõe reflexão sobre as características das políticas sociais brasileiras compreendidas entre 1960 a 1980 e a postura do serviço social frente essas políticas no referido período, partindo da compreensão da psicologia social.
A finalidade do trabalho com esse tema é apresentar reflexões sobre o desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais.
Anunciou-se a partir da década de1960, mudanças sociais, pois os movimentos sociais eram cada vez mais aparentes e compreensivos, causando acentuada movimentação na vida social das pessoas. Estas movimentações, entretanto não confinaram somente dos grupos populares. O pensamento monarca do período se juntou aos apelos sociais e acarretou o começo de uma ditadura militar. Após o regime militar, foi transformada a conjuntura política e social do Brasil, antes adepto à ampliação dos movimentos sociais