Produção de texto
O presente estudo apresenta – se como uma inovação para a área de avaliação da infraestrutura escolar no cenário nacional, pois além de fazer uso de uma metodologia moderna de análise, a TRI estabelece uma escala de infraestrutura escolar com quatro níveis simples e objetivos.
Infraestrutura elementar: Estão neste nível escolas que possuem somente aspectos de infraestrutura elementares para o funcionamento de uma escola, tais como água, sanitário, energia, esgoto e cozinha.
Infraestrutura básica: Além dos itens presentes no nível anterior, neste nível as escolas já possuem uma infraestrutura básica, típica de unidades escolares. Em geral, elas possuem: sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.
Infraestrutura adequada: Além dos itens presentes nos níveis anteriores, às escolas deste nível, em geral, possuem uma infraestrutura mais completa, o que permite um ambiente mais propício para o ensino e aprendizagem. Essas escolas possuem, por exemplo, espaços como sala de professores, biblioteca, laboratório de informática e sanitário para educação infantil. Há também espaços que permitem o convício social e o desenvolvimento motor, tais como quadra esportiva e parque infantil. Além disso, são escolas que possuem equipamentos complementares como copiadora e acesso a internet.
Infraestrutura avançada: As escolas neste nível, além dos itens presentes nos níveis anteriores, possuem uma infraestrutura escolar mais robusta e mais próxima do ideal, com a presença de laboratório de ciências e dependências adequadas para atender estudantes com necessidades especiais.
DESENVOLVIMENTO
As maiores partes das escolas brasileiras (84%) apresenta uma infraestrutura elementar ou básica. Isto significa que tem apenas água, esgoto, cozinha, sala de diretoria e equipamentos com TV, DVD,