Produção de Paper
INSTITUTO DE HUMANIDADES E LETRAS
Disciplina: Leitura e Produção de Texto II
Docente: Denise Rocha.
Discentes: Michelle Araújo, Cintia Carneiro, Maurício Alves e Guilherme Araújo.
Data: 23/10/2014
Projeto de pesquisa: Protagonismo Feminino na História do Ceará.
INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem por finalidade ressaltar a importância do papel social e político de algumas mulheres, que foram e são destaque na construção histórica no estado do Ceará.
1.JUSTIFICATIVA: Procuramos aspectos nas personalidades em destaque que pudessem representar o protagonismo feminino, que mesmo massacrado historicamente, não se permitiu anular-se buscando ultrapassar as fronteiras das limitações impostas.
2.RESUMO: Dar visibilidade ao papel social da mulher não é tarefa fácil, pois além de escolhermos quatro mulheres entre tantas que exercem ou exerceram relevante importância na construção histórica no estado do Ceará, iremos de encontro a um estado extremamente machista, que desvaloriza a mulher em sua totalidade. Bárbara de Alencar, Maria da Penha, Jovita Feitosa e Raquel de Queiroz, representam as inúmeras lutas de mulheres na sociedade.
3.METODOLOGIA: Com os crescentes dados de violência contra a mulher seja ela física ou psicológica, há de se ter uma necessidade inerente de dar o devido lugar as lutas femininas, visando à desconstrução do antigo papel de submissão, para surgir novas formatações antes locadas apenas por homens. De início: 3.1 o recorte teatral “SUBJULGANDO-SE” um breve histórico sobre 3.2 Bárbara de Alencar. 3.3 Maria da Penha. 3.4 Jovita Alves Feitosa, 3.5 Raquel de Queiroz. 3.6 Recorte Teatral: “Desvalorizada”.
4.RESULTADOS: Estudar sobre a história de vida dessas mulheres nos faz avançar na luta pela equiparação de direitos sociais. A reflexão é o primeiro ato de tentar mudar esta realidade e ao colocarmos em prática toda esta discussão estamos conseqüentemente formando