Produção de novos produtos para isolamento térmico e acústico a partir do gesso
Diego Vinicius Oliveira Silva, diegovineng@gmail.com1 Alan Christie da Silva Dantas, alan.dantas@univasf.edu.br1
1
UNIVASF, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Av. Antônio Carlos Magalhães, 510, Santo Antônio, Juazeiro/BA - Brasil. CEP: 48902-300.
Resumo: Com o objetivo de aumentar a porosidade do gesso, em novos produtos, para serem usados como isolantes térmicos e acústicos, surgiu a necessidade de encontrar um material que misturado com o gesso forma-se um corpo poroso com uma boa resistência mecânica. O bicarbonato de sódio (NaHCO3) ao entrar em contato com água libera gás carbônico na forma de bolhas, deste modo foram feitos corpos porosos a partir do gesso em que foi usado o bicarbonato de sódio para a formação dos poros, devido ao fato da presença destes melhorar as propriedades térmicas e acústicas. Para a caracterização da matéria-prima foram usadas as técnicas de caracterização Microscopia Eletrônica de Varredura, Difração de Raios X e Espectroscopia no Infravermelho. Para a caracterização mecânica dos corpos produzidos foi verificada a porosidade, em relação a densidade geométrica, e a resistência mecânica com um ensaio de compressão que calculava o limite de resistência à compressão. Após a verificação da densidade, porosidade e realização dos ensaios de compressão observou-se a diminuição da resistência à compressão com o aumento da porosidade, ou seja, essas duas propriedades apresentam uma proporcionalidade inversa. As amostras com relação gesso/água de 50% com 1% de bicarbonato de sódio foram as que apresentaram os melhores resultados. Palavras-chave: gesso, térmico, acústco, poros, bicarbonato de sódio.
1. INTRODUÇÃO A gipsita (CaSO4.2H2O) é um material não metálico de larga ocorrência natural. Encontram-se no Brasil 20% das reservas mundiais de gipsita (minério de gesso) onde se alcançam um montante de 1.299.843.000 toneladas. Segundo o