Produção de espumas
Objetivo: Realizar reações químicas que favoreçam a produção de espuma em grande quantidade.
•Materiais: Bastão de vidro, Espátula, proveta. •Reagentes: Água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, iodeto de potássio, detergente, amido em pó
.
•Procedimento A: Reação entre bicarbonato e ácido. - Colocou-se 10 ml de vinagre em uma proveta de 25 ml e 5 ml de detergente. Agitou-se suavemente com bastão de vidro e a mistura ficou cor de mel.
-Colocou-se 3 espátulas de bicarbonato de sódio e afundou-se algumas vezes para dar a reação.Observou-se e anotou-se os resultados.
•Procedimento B: Reação entre água oxigenada e Iodeto de potássio.
-Em uma proveta, colocou-se 10 ml de água oxigenada e 5 ml de detergente,misturou-se suavemente e depois colocou-se 2 colheres pequenas de Iodeto de potássio.Após a formação de espuma foi pulverizado o amido em pó. Observou-se e anotaram-se os resultados. •Obs. O professor fez um experimento com Hidróxido dissolvido a 50% e depois 5%.-Realizou o método A, e fez uma grande quantidade de espuma, porém demorou a subir. Já na segunda vez com o Hidróxido dissolvido a 50%,fez também uma grande quantidade de espuma,porém pelo fato de ter mais ácido ele transbordou mais rápido.Para neutralizar um ácido o professor uma substância básica.
RESULTADOS E CONCLUSÕES:
•Método A – Reação entre bicarbonato e ácido.
Observamos que quando o bicarbonato teve contato com a mistura, ela formou uma grande quantidade de espuma e sua temperatura continuou normal.
-Discussão: Neste método, a reação baseou-se na decomposição do bicarbonato em contato com qualquer ácido. Nesta decomposição, há liberação de gás carbônico que, em contato com o detergente formou bastante espuma. A equação química que representa esta reação é: H2SO4 Na2SO4
NaHCO3 + CH3COOH NaCH3COO +