Espumas metálicas
- METAL FOAM –
São Leopoldo, Junho de 2009.
Introdução.
As espumas metálicas são materiais do tipo porosos. Este material foi descoberto na década de 40, mas foi em meados da década de 70 que ele realmente foi desenvolvido e a partir desta data passou a ser estudado, mas ainda nos dias de hoje, pode-se dizer que este material ainda não é de conhecimento de todos.
Este tipo material é obtido através de processos distintos de fabricação, e sua aplicação consiste principalmente em isolamentos acústicos e particularmente na indústria automotiva.
Os avanços em termos de processo de obtenção das espumas metálicas, permitem já nos dias de hoje, produzir este material com características superiores, adequadas as aplicações desejadas, mais nobres.
Espumas Metálicas.
As espumas metálicas são de conhecimentos recentes, contudo, o seu desenvolvimento ainda encontra-se em fase de pesquisa. Novas formas de produção estão permitindo a fabricação de espumas metálicas com um maior valor econômico e com uma maior possibilidade de produção em massa de forma viável.
A estrutura porosa apresentada por este material combina com uma dureza relativamente alta e força de coesão, com uma baixa densidade. São geralmente aplicadas em situações onde o peso deve ser minimizado. O tamanho e a forma dos poros determinam suas propriedades.
Em geral os materiais porosos oferecem uma maior resistência a danos ou fraturas súbitas, uma vez que as estruturas de poros abertos têm a capacidade de absorver esforços de tração e\ou compressão. As espumas podem ser extensamente usadas como proteções, por apresentarem uma excelente capacidade de dissipação da energia de impacto, entre outras.
Em meados da década de 40, Benjamim Sosnick registrou patente de um processo de produção de espumas de metal chamado Process for Making Foamlike Mass Of Metal, este registro foi o