Produção de comprimidos
Pretendendo se encontrar uma origem remota para a preparação dos comprimidos farmacêuticos (FFSO), em 1843 foi elaborada, pela primeira vez, esta forma farmacêutica. Com efeito, em 8 de Dezembro de 1843 BROCKEDON registrou na Inglaterra, seu país de origem, uma patente para a obtenção de “pílula de grafite por compressão entre duas punções”, a que deu o nome de tabloids. A patente de uma técnica de produção para solidificar um pó granulado sob pressão em uma massa sólida abriu as portas para a produção de comprimidos em uma mais larga escala. (LACHMAN; LIEBERMAN; KANIG, 2001)
Um marco no surgimento da indústria farmacêutica pode ser considerado no dia 13 de março de 1877, quando os irmãos farmacêuticos Wyeth registraram nos Estados Unidos uma “compressed tablet”,comprimidos fabricados na máquina inventada por BROCKEDON, em 1943 ,na Inglaterra. (AULTON, M. E. 2005)
No Brasil o aparecimento de especialidades farmacêuticas nacionais, apregoados pelos farmacêuticos ou preparadas nas embrionárias indústrias no fundo das boticas e a incipiente importação de medicamentos através de agentes, representantes ou concessionários, impulsionaram a indústria nacional. (LACHMAN; LIEBERMAN; KANIG, 2001).
Segundo LACHMAN; LIEBERMAN; KANIG, 2001, algumas das vantagens de se produzir sólidos orais seria pelo fato de ser uma forma farmacêutica inviolável, porém, as cápsulas já podem ser alteradas as suas quantidades de substâncias, sendo assim violáveis, apresentam o menor custo comparativamente às outras formas farmacêuticas orais, são os mais leves e compactos, quando comparados a todas as formas farmacêuticas orais,são normalmente formas farmacêuticas fáceis e baratas de se embalar, podem ser produzidos mais facilmente em grande escala, do que qualquer outra forma oral unitária e permitem a obtenção de perfis de dissolução especiais, tais como, os comprimidos gastro-resistente ou de liberação retardada.
Em 1771 já havia notícias de um envolvimento açucarado,