Produção de cal
DE ARAÇATUBA
CENTRO EDUCACIONAL SESI – 237 GUARARAPES.
Professor Denilton Machado da Silva Ensino Médio - 1°Série.
Componente Curricular: Química Período: Junho\Julho e Agosto de 2012
(X) Atividade de Aprendizagem em grupo.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Conteúdos e temas: interações entre materiais e entre materiais e energia; transformações químicas; evidencias de transformações químicas.
Competências e habilidades: Reconhecimento de evidências de reações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.
Formar grupos de no máximo 5 alunos, realizar a leitura objetiva solicitada pela atividade e responder as questões no caderno de classe juntamente com os demais alunos e o professor.
TEXTO: A PRODUÇÃO E USO DA CAL. A cal é um dos materiais de maior importância para a sociedade atual. Poucas substâncias possuem tantas aplicações quanto ela. Embora seja conhecida pelas civilizações (egípcia, grega e romana) desde há muito tempo, sua produção e seu uso foram deixados de lado por alguns séculos, sendo redescobertos no fim da Idade Média. Na América colonial, por exemplo, havia produção de cal por meio de processos primitivos de calcinação do calcário e fornos escavados nos barrancos e revestidos de tijolos ou pedras, onde se queimava carvão ou madeira. Esses processos eram, entretanto, muito demorados, levando cerca de três dias para que a cal fosse produzida. Esse período é muito superior ao tempo médio nos fornos modernos, onde a produção da cal consome algumas poucas horas.
Em geral, fornos modernos consomem 1kg de carvão na produção de 3,2kg de cal. O calor obtido pela queima de carvão é necessário para secagem, aquecimento e decomposição térmica de calcário (CaCO3). Esse processo, conforme a representação a seguir, necessita de energia térmica e ocorre em temperaturas superiores a 900C. Calcário + energia térmica cal viva + gás carbônico (processo de calcinação)
A cal viva ( CaO) pode