Produção de Blocos Cerâmicos
Introdução a Engenharia
Produção de tijolos cerâmicos
Introdução
No trabalho a seguir descobriremos um pouco mais sobre o processo de produção e confecção dos tijolos cerâmicos. Descobriremos todo o seu processo desde a retirada da matéria prima, até a secagem final, descobriremos quais os equipamentos e técnicas utilizadas para que essa confecção torne o bloco o mais utilizável possível.
Sumário
Conteúdo
1.Introdução ao processo produtivo
O pólo cerâmico do estado do Piauí, localizado na região de Teresina, configura-se o de maior importância no estado e é referência regional. Seus principais produtos são telhas e tijolos, com destaque para as telhas prensadas, consideradas entre as melhores do Brasil e exportadas para outros estados como Ceará, Maranhão e Pará. Essa região possui grandes jazidas de argila de qualidade para cerâmica vermelha, principalmente nas margens dos rios Parnaíba e Poty, sendo responsável por 70% da extração de argila do estado. A utilização de argilas de qualidade na massa cerâmica, não garante a obtenção de um produto de qualidade, depende também do controle rigoroso de produção, desde a estocagem da matéria-prima até a estocagem do produto acabado e o tipo de equipamento utilizado nesse processo.
A realidade da maioria das indústrias do setor cerâmico do estado do Piauí não é diferente dos demais estados da federação, com baixo nível tecnológico, acarretando em perda significativa de produção e qualidade; mão-de-obra não qualificada e com baixo nível de escolaridade; degradação do meio ambiente causada pelo alto consumo de energia vegetal, lavra de jazidas de várzea e descarte de resíduos industriais; esgotamento de áreas para exploração legalizadas e falta de planejamento sustentável em longo prazo. O baixo valor agregado aos seus produtos dificulta investimentos em equipamentos, tecnologia e qualificação da