Visita a olaria
Diego Augusto Neves Pereira
Relatório de Visita à Olaria Imace
Goiânia
2012
Universidade Federal de Goiás
Diego Augusto Neves Pereira
Relatório de Visita à Olaria Imace
Relatório apresentado a disciplina Materiais de Construção ministrada pelo professor Enio Pazini
Goiânia
2012
Introdução
Os alunos da escola de engenharia civil da universidade federal de Goiás matriculados na matéria materiais de construção, fizeram uma visita técnica organizada pelo professor Enio Pazini à Olaria Imace. A visitação foi acompanhada pela Arquiteta Mariangela e o monitor Johnantan. O intuito da visita, foi o conhecimento do procedimento de produção de blocos cerâmicos e telha cerâmica e o maquinário envolvido. A visitação à olaria Imace ,localizada em Guapó no estado de Goiás, se realizou no período matutino. Fomos acompanhados por um funcionário da olaria o qual nos explicou todo o processo de produção.
Desenvolvimento
1-Separação da argila
O inicio se dá na mistura da argila por um maquinário. Essa etapa tem como finalidade se obter uma argila com a quantidade de areia correta. Caso a argila apresente muita areia obteremos blocos cerâmicos com baixa resistência. Se tivermos pouca areia teremos como resultado blocos cerâmicos de menores tamanhos. Ou seja, a argila é laminada e destorroada a fim de se diminuir a granulometria e reduzir futuras quebras.
2-Umidificação da argila misturada
A argila misturada é umidificada a fim de se fazer correções nas características químicas e mineralógicas da massa, eliminando componentes prejudiciais e melhorando a trabalhidade. Isto garante a plasticidade, para que a massa seja submetida a conformação.
3-Passagem pela maquina extrusora
Na maquina extrusora é retirado o ar da argila, a fim de se ter uma mistura homogênea e assim maximizar suas