Produção de biodiesel a partir de Microalgas
RESUMO
Os objetivos dessa pesquisa consistem em investigar e empreender sobre o papel das algas no planeta Terra e num futuro mais sustentável, disseminar a importância do biodiesel derivado de algas e sua produção e, além disso, compreender as vantagens desta nova tecnologia.
As algas são seres aquáticos e fotossintetizantes, pluricelulares ou unicelulares. O último também é chamado de microalgas. Elas têm diversas aplicações , inclusive como fonte de diferentes tipos de biocombustíveis.
O biodiesel é um combustível alternativo aos combustíveis fósseis, já que é produzido por biomassa e as algas, através da fotossíntese, contrabalanceiam a emissão de gás carbônico. O tema de projeto escolhido se justifica pela grande importância da busca de uma matriz energética mais viável e ecologicamente aceitável em comparação com as atuais fontes de energia.
As microalgas despertam grande interesse devido ao seu potencial de produção de óleo dessa matéria-prima ser superior por área de cultivo do que cultivos em terras tradicionais utilizadas na produção de biodiesel. Por possuírem ciclos de vida curtos, as algas atingem taxas de crescimento 100 vezes mais rápidas do que culturas alimentícias. O biodiesel de algas apresenta vantagens ambientais, econômicas e politicas. De modo geral, o processo mais simples e comum para a extração do óleo das algas é a prensagem, método que possui um rendimento de até 75%.
Palavras-Chave: Algas. Biocombustíveis. Biodiesel. Tecnologias Verdes.
INTRODUÇÃO
O aquecimento global e o esgotamento dos combustíveis fósseis são importantes problemas mundiais. Frente a esta problemática, a produção de biodiesel visa à utilização de diversos materiais como uma fonte de energia alternativa, tais como microalgas. As microalgas apresentam uma gama de fatores favoráveis ao seu cultivo. Dentre eles destacam-se a elevada eficiência fotossintética, taxa de reprodução, produtividade de óleo,