produção de areia artificial
A indústria da construção civil aquecida na conjuntura atual brasileira necessita enormemente de materiais retirados diretamente da natureza para ser usado como matéria-prima, especialmente as areias e argilas para serem utilizadas como argamassa e para a confecção de produtos cerâmicos (tijolo e telha). A indústria cerâmica retira grandes quantidades de argila dos rios, provocando modificações nas trajetórias e nas profundidades nos seus leitos. Resultando numa paisagem completamente devastada causando um custo ambiental muito alto. Como se não bastasse, o processo industrial acaba produzindo uma sobra muito grande de resíduos cerâmicos pela quebra ou defeitos nas peças, que até então não tinha utilidade, eram descartados ao ambiente. Atualmente surge a possibilidade de sua reutilização como areia artificial para ser usado como argamassa na construção civil. Este trabalho visa definir quais os melhores processos que podem ser utilizados para transformar esse material em matéria-prima, sua viabilidade econômica e aplicação no mercado da construção civil.
PRODUÇÃO DE AREIA ARTIFICIAL A PARTIR DO RESÍDUO CERÂMICO PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
OBJETIVOS
1.Definir os processos para a produção da areia artificial a partir do resíduo cerâmico;
2. Comparar as características da areia artificial com a areia natural;
3.Comprovar os resultados de resistência da areia artificial com a areia natural para o uso como argamassa para a construção civil.
RESUMO
A indústria da construção civil aquecida na conjuntura atual brasileira necessita enormemente de materiais retirados diretamente da natureza para ser usado como matéria-prima, especialmente as areias e argilas para serem utilizadas como argamassa e para a confecção de produtos cerâmicos (tijolo e telha). A indústria cerâmica retira grandes quantidades de argila dos rios, provocando modificações na trajetória e profundidade dos rios, resultando numa paisagem completamente devastada com um custo