Produtos de um incêndio
• A combustão é uma reação química de oxidaçãoredução na qual necessariamente temos a presença de um combustível e de um comburente, geralmente o oxigênio. Essa reação sempre libera energia calorífica e luminosa no espectro visível ou não.
– Lenta: sem chamas. A incandescência (smoldering) é um processo de combustão relativamente lento que ocorre entre o oxigênio e um sólido combustível, comumente chamado de brasa. Incandescências podem ser o início ou o fim de uma chama, ou seja, de uma combustão viva.
– viva: é o fogo caracterizado pela presença de chama. O tamanho da chama não é um fator relevante para classificar a reação como combustão viva. Para que isso ocorra é necessário que uma quantidade suficientemente perceptível de energia seja liberada, ou seja, é a relação entre a energia de ativação e a unidade de volume de uma reação química que determina se a reação é fogo ou não.
• A velocidade da reação da • No começo da combustão, combustão lenta depende de esse nível de energia pode ser muitos fatores, mas é em torno de 1.000 geralmente da ordem de 10-2
(103)kW/m3, que é suficiente a 10-3cm/s ou para aquecer 1 grama de água aproximadamente 1 a 5 em 1 ºC por segundo. Reações mm/minuto. sustentáveis de incêndio podem atingir densidades muito maiores – algo em torno de 1010 kW/m3. A temperatura nessa zona de reação pode atingir 2000ºC em combustíveis líquidos e 1000ºC em combustíveis sólidos (incandescência).
• Quando todas as • A combustão moléculas do incompleta é a combustível possíveis combustão que libera de se combinarem com resíduos que não foram o oxigênio reagirem totalmente consumidos com ele, não restando durante o processo de produtos instáveis, queima, provenientes dizemos que a da reação em cadeia e combustão é completa. capazes de continuar reagindo com o ar.
• Por outro lado, quando a quantidade de oxigênio que entra na combustão é