Trabalho Vibrações
Grau de liberdade é o número mínimo de coordenadas independentes requeridas para determinar completamente as posições de todas as partes de um sistema a qual quer instante.
(a)
(b)
9) O que é um sistema amortecido? Como verificar o tipo de amortecimento?
Um sistema amortecido é quando há perca ou dissipação de energia por atrito ou outra resistência durante a oscilação.
O mecanismo pelo qual a energia de vibração é gradativamente convertida em calor ou som é conhecido como amortecimento. Embora a quantidade de energia convertida em calor ou som seja relativamente pequena, é importante considerar o amortecimento para uma previsão precisa da resposta de vibração de um sistema. Admite-se que um amortecedor não tem nem massa nem elasticidade, e que a força de amortecimento só existe se houver uma velocidade relativa entre as suas duas extremidades. É difícil determinar as causas do amortecimento em sistemas práticos e por isso ele é modelado como um ou mais dos seguintes tipos:
a) Amortecimento Viscoso: É o mecanismos de amortecimento mais comumente usado em análise de vibrações. Quando sistemas mecânicos vibram em um meio fluído como o ar, gás, água e oléo, a resistência oferecida pelo fluído ao corpo em movimento faz com que a energia seja dissipada. A força de amortecimento é proporcional a velocidade do corpo vibratório.
b) amortecimento Coulomb ou por atrito seco: a magnitude da força de amortecimento é constante, mas no sentido oposto ao movimento do corpo vibratório. O amortecimento nesse caso é caso é causado por atrito entre superfícies em contato que esteja secas ou não tenham lubrificação suficiente.
c) Amortecimento material ou sólido ou por histerese: quando um material é deformado, ele absorve e dissipa energia. O efeito deve-se ao atrito entre os planos internos que deslizam ou escorregam enquanto deformações ocorrem. Quando um corpo com amortecimento material é sujeito à