Produtividade
O aumento sustentado da produtividade é uma das métricas mais importantes que está na base da rentabilidade das empresas no longo prazo. A produtividade tende a ser maior nas empresas de capital intensivo e menor nas de trabalho intensivo. Uma maior produtividade é normalmente obtida através do incremento tecnológico do processo produtivo, mas também através de medidas ao nível da organização geral da empresa, circuitos de distribuição de produtos acabados e aprovisionamento de matérias-primas.
Em termos genéricos a produtividade é proporcional ao Valor criado por uma empresa, medido pela diferença entre as receitas da venda dos produtos acabados e todos os fatores de custo associados à compra de matérias-primas, pagamento das instalações e maquinaria e pagamento de todos os serviços externos. A diferença entre estes fatores, dividida pelo número de trabalhadores dá-nos o valor acrescentado criado por trabalhador ou por hora de trabalho.
Se a procura de um determinado produto não for elástica, ou seja, se para uma determinada percentagem de redução do preço de venda não corresponder um aumento de vendas proporcional, ou a empresa compensa esta diferença com o aumento de produtividade ou a sua rentabilidade e sobrevivência futura fica posta em causa.
Este é um dos maiores desafios que enfrentam as pequenas e médias empresas, que por força da globalização, vêm-se obrigadas a reduzir preços de venda no mercado nacional e internacional para manter cotas de mercado.
A capacidade de aumentar a produtividade depende de muitos fatores externos – preço da energia, custo do financiamento bancário, taxas e impostos indiretos – mas é dentro das empresas que os grandes desafios se