Os entraves da leitura
*Maria Júlia Honorato
Apresentação
A pratica da leitura é um dos fatores que propiciam o desenvolvimento intelectual das pessoas;Porém infelizmente ainda vivemos em um país de poucos leitores e, a cada dia percebemos a necessidade de deste hábito na vida das pessoas.
Pretende-se por meio deste artigo analisar as razões sociais e pedagógicas de algumas dificuldades de compreender e interpretar textos por parte dos alunos tendo como foco a avaliação negativa em Língua Portuguesa em muitas escolas.Quanto mais nos voltamos para o campo da pesquisa sobre essa temática sempre existirá possibilidades para o avanço sobre essa questão.
O processo de ensino aprendizagem da leitura é sem duvida, muito instigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor.
Adquirir a capacidade de ler significa sobretudo a condição de compreender um mundo que vai se mostrando cada vez maior e mais surpreendente. São nessas descobertas que alguns alunos apresentam mais dificuldades do que os outros através de observações tenho percebido que a maioria dos alunos ainda não têm consciência da importância, da necessidade da leitura em seu processo de aprendizagem, isto é, na maioria das vezes lêem por obrigação, lêem somente o que lhe é determinado, sem dar à leitura seu valor real, sem perceber a necessidade de ler; ler para buscar informações, conhecimentos, para enriquecer seu vocabulário, para visualizar palavras e perceber sua ortografia.
Esse desconhecimento sobre a importância e a necessidade da leitura torna-se um entrave no processo de desenvolvimento do aluno, uma vez que ele não a vê como algo prazeroso, não se sente motivado a ler diariamente e espontaneamente, deixando para trás chances de vivenciar ricas experiências de enriquecimento.
Diante disso percebemos que, o domínio instrumental da leitura é necessário para garantir ao aluno autonomia no contato com o texto como