Produtividade Brasileira
AÇÃO
RESUMO
A produtividade brasileira vem crescendo lentamente e um país com baixas taxas de produtividade tem também baixas taxas de crescimento. O que ocorre no Brasil é que a maior parte do crescimento do Produto Interno Bruto deriva do aumento da força de trabalho através da utilização da mão-de-obra ociosa, enquanto a produtividade que deveria compreender a maior parcela, praticamente não influencia. Chegou-se a um nível praticamente mínimo de desemprego no país e não se encontram mais recursos disponíveis para o aumento da produção; sendo assim, são necessárias novas estratégias para o Brasil voltar a crescer fortemente.O governo precisa investir mais em questões estruturais e de longo prazo, que objetivem o aumento no investimento e uma melhor concorrência em relação a outros países.
Palavras-chave: Crescimento; Desemprego; Produtividade.
1. INTRODUÇÃO
O Brasil vive uma crise de produtividade. Faltam-se recursos para aumentar o Produto Interno Bruto e todas as tentativas do governo de aumento de consumo estão se tornando falhas. Chegou-se a uma das mais baixas taxas de desemprego da história e sendo assim, praticamente não se encontra mais mão-de-obra ociosa. Será necessário encontrar outra forma de aumentar o PIB, considerando-se que nos últimos anos o que tem gerado crescimento foi a utilização dessa mão-de-obra. É necessário estudar as causas dessa baixa produtividade para se encontrar saídas realmente eficientes para o problema e fazer com que o país volte a crescer com taxas satisfatórias.
2. PRODUTIVIDADE
A produtividade é a relação entre aquilo que é produzido e os meios empregados, ou seja, é a produção média por empregado ou hora de trabalho que um país produz em bens e serviços totais. Ela é definida pelo Produto Interno Bruto Real dividido pela quantidade total de horas despendidas no trabalho pelos trabalhadores do país.
A taxa de crescimento da