Producao mais limpa
Conceito:
Produção mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia económica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não-geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo. Esta abordagem induz inovação nas empresas, dando um passo em direcção ao desenvolvimento económico sustentado e competitivo, não apenas para elas, mas para toda a região que abrangem.
Princípios gerais de produção mais limpa
A contínua degradação do planeta resultante da actividade humana e que como consequências visíveis são as mudanças climatéricas vem despertando uma consciência pro-activa nos diferentes segmentos da sociedade sobre as questões ambientais.
Efluentes de processos de produção
Toda actividade humana produz resíduos. Efluentes ou resíduos referem-se aos desperdícios gerados que resultam da actividade humana. De mesmo modo, os processos de produção geram efluentes que podem ser:
Sólidos: são exemplos limalha de ferro, plásticos, bagaço, pós, cinzas, papel, etc.;
Líquidos: lamas, óleos de motores, águas de lavagem, água dos esgotos, tintas; Gasosas: gases de escape e chaminés, vapores.
Os resíduos classificam-se em perigosos e não perigosos. Os perigosos tem efeitos nocivos ao meio ambiente, por exemplo poluição do ar, água e solos, por isso a sua geração torna-se num problema ambiental.
2. Importancia da produçao mais limpa
Considerando que a P+L é focada na minimização de resíduos na fonte tambem descreve os seguintes benefícios:
O controle de resíduos na fonte leva à diminuição radical da quantidade. Conseqüentemente, se reduz custos de produção devido à utilização mais eficiente das matérias-primas e da energia, bem como custos de tratamento;
A prevenção de resíduos, diferentemente do tratamento de resíduos, implica em benefício econômico, tornando-a mais atrativa para as