Producao Ecologica
Existe um projecto para a produção ecológica de leite destinado aos mercados urbanos, mercados onde os consumidores têm consciência sobre as vantagens dos produtos ecológicos e o nível de vida das famílias lhes permite pagar mais por produtos de qualidade e amigos do ambiente. Trata-se, no essencial, da criação de uma cooperativa de produtores (utilizando edifícios e equipamentos já existentes, eleição de uma equipa de gestão e manutenção dos actuais trabalhadores) e da obtenção da etiqueta ecológica para o leite que destinam a novos mercados. Espera-se obter um produto de qualidade, uma melhor utilização da capacidade existente, o integral aproveitamento de uma mão-de-obra motivada e bem treinada, a eventual criação de novos empregos e a exploração da reputação ambiental da região.
A localização do projecto junto à fronteira permitir-lhe-á tirar proveito do mercado das áreas urbanas próximas de um e de outro lado da fronteira, na condição de prévia “educação” dos potenciais consumidores sobre as vantagens da etiqueta ecológica.
A obtenção da etiqueta ecológica e o mau estado da estrada de acesso aos mercados obriga a investimentos relativamente elevados no tratamento e deposição dos resíduos e na reabilitação da estrada, investimentos para os quais será necessário recorrer ao financiamento bancário, não havendo a certeza se se conseguirão obter alguns incentivos comunitários.
Os promotores do projecto sabem que outras regiões vizinhas estão a pensar fazer o mesmo e que terão alguma dificuldade em passar de um regime de pequenas explorações individuais para uma exploração colectiva, admitindo, até que, em fase inicial, possa haver alguma quebra de receitas.
Relativamente ao projecto referido acima e, sempre que possível, recorrendo a instrumentos de análise apropriados e justificando as respostas:
a) Defina uma missão para a cooperativa.
b) Caracterize o ambiente geral (ou remoto).
c) Analise o ambiente competitivo (ou sector de