Produ o textual a partir das seguintes palavras
Sabemos que o homem se diferencia dos animais, e um dos aspectos diz respeito ao trabalho, digamos que os animais para sua subsistência ou sobrevivência, se adapta a natureza, diferentemente dos homens que adaptam a natureza a si, precisa transforma-la, molda-la a seu modo de vida, fazendo isto, inicia um mundo humano ou da cultura.
O homem que produz este trabalho de transformação da natureza está inserido em um modo de trabalho que se denomina de trabalho material, mas para transforma-la nesta forma material, antes é necessário planejamento, ou seja intelectualizar a transformação mentalmente, de forma cientifica, a este trabalho mental denominamos não material, que abarca uma série de conceitos como ideias, valores, símbolos etc, de modo geral trata-se da produção de saber. Obviamente podemos enquadrar a educação na categoria de trabalho não material, porem a educação não se reduz ao ensino, mesmo sendo certo que ensino seja parte do processo de educação, cabe ao aluno assimilar o ensino dado pelo professor como uma dupla troca de experiências onde o aluno recebe o que o professor expõem, como o autor exprime no texto quando diz que “a aula e produzida e consumida ao mesmo tempo”.
Podemos subentender que a escola possui o papel de ensinar o conhecimento, principalmente o cientifico, que segue uma linha de elementos e métodos sistematizados, que o aluno deve socializar em sua mente. Em suma a escola tem o papel de ensinar conhecimentos de saber sistematizado, e não de qualquer tipo de saber. É comum entender que o currículo de uma escola esta envolvido com as atividades praticadas pela escola, porem sabemos que a escola pratica trabalhos extracurriculares ao qual o autor achou mais adequado chamar de nucleares, assim a uma nova visão de currículo cujo qual e tido como um todo das atividades