Produ o de celulose e papel
Descrever todos os processos em tópicos:
As toras são retiradas dos caminhões e depositadas nas mesas de alimentação, que irão desmanchar os feixes de toras, descarregando-as no transportador de correia TC- . Esse transportador alimentará o transportador de rolos que alimentará o tambor descascador O picador converte as toras em cavacos, que são descarregados por gravidade no silo equalizador O transportador TC-26. Este transportador levará os cavacos até a peneira classificadora Os cavacos aceitos pela peneira classificadora são descarregados no transportador TC05 que descarregará no transportador reversível TC-06 (translado) que formará a pilha de cavacos em camadas.
Os cavacos entram na parte inferior do Separador de Topo e são elevados por uma rosca-sem-fim que gira invertida. Esta rosca é envolta por uma peneira que extrai o licor excedente para uma câmara (retorno Circulação de Topo) evitando que os cavacos saiam. Os cavacos ao chegarem ao topo da rosca, juntamente com o Licor de Cozimento transbordam para dentro do Digestor.
No Digestor cheio os cavacos passam por sete Fases desde o topo até a Descarga.
- Fase Vapor: Nesta fase já dentro do Digestor os cavacos transbordados do Separador de Topo são acomodados na coluna de cavacos, um pouco acima do nível de licor. Recebem um jato continuo e direto de VMP necessário para fazer a pressurização e o ajuste da temperatura inicial do Digestor de 142 à 148ºC. Ocorre ainda o desprendimento dos gases dos cavacos que precisam ser retirados para não prejudicarem a difusão do licor de cozimento e consequentemente a qualidade final do cozimento. Os gases são retirados através do controle de pressão do topo do Digestor.
- Impregnação: Os cavacos mergulham no licor de cozimento à aproximadamente 145ºC e inicia-se o processo de Difusão dos íons de - OH para o interior dos cavacos. Nesta fase o consumo de álcali é bastante alto. Importante nesta fase é o controle da concentração da