Processos e Operações Logísticas
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
PROCESSOS E OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
Lucas Fernandes Ferreira, Paulo Henrique Von Sperling, Breno Henrique, Thiago Vieira, Rafael Felipe
Professor: Paulo Márcio Bragança de Matos
1. Introdução
A logística tem como objetivo agregar ao produto desenvolvido e fabricado as exigências do mercado, principalmente no que diz respeito a agregar valor geográfico ao produto sem comprometer sua qualidade e atendendo as demandas locais. É derivada da cooperação de várias áreas funcionais, e trata da eficiência e qualidade do planejamento, operação, controle e fluxo de materiais, mercadorias, serviços e informações de uma empresa. Atua em desde a produção até a entrega do produto, assegurando as vantagens competitivas necessárias para a lucratividade e consequentemente sobrevivência de uma empresa.
Tendo surgido como uma grande área desde a segunda guerra mundial, a logística foi objeto extensivo de estudo nas últimas décadas por ter se mostrado uma engrenagem fundamental do processo produtivo. Com a diminuição das distâncias geográficas (advento do transporte rápido e globalizado) e aumento da competitividade do mercado livre, a eficiência do processo logístico se tornou um fator vital para a prosperidade de uma empresa, originando os mais diversos modelos de gestão da mesma visando melhorar e otimizar seu processo atendendo as demandas específicas do mercado onde está inserida.
2. Objetivo
Esse trabalho tem como objetivo descrever e analisar algumas das tendências logísticas atuais, demonstrando assim como modelos de gestão e operação logísticos podem interferir de forma aguda no desempenho de uma empresa. A criação e implantação de processos específicos atuam para suprir as demandas específicas de alguns segmentos, dessa forma otimizando o processo logístico e consequentemente seu desempenho.
Serão utilizadas técnicas e estudos de caso para