Processos trangenicos
Americana
2012
O que são os transgênicos?
Os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo inseridos em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica.
Onde estão os produtos transgénicos?
Os produtos transgénicos podem estar em praticamente qualquer produto alimentar - bolachas, salsichas, chocolate, pizzas, hambúrguer ou cereais - isto porque os animais que comem as plantas e que mais tarde dão origem à carne alimentaram-se de produtos transgénicos. Por isso, pode, quando ingerir um hambúrguer, estar a alimentar-se de transgénicos - apesar de indiretamente.
Qual a atitude dos cientistas e das organizações?
Atualmente, não existe uma posição uniforme face a este problema, pois a comunidade científica encontra-se dividida. Enquanto que há quem diga que os produtos transgénicos podem ter um valor nutricional aumentado e que até podiam resolver os problemas alimentares dos países menos desenvolvidos, há também quem diga que os transgénicos têm vários inconvenientes, sendo um dos quais o facto de não haver estudos sobre os efeitos dos transgénicos nos seres humanos. Para além disso, experiências demonstram que a toxina BT do milho polui os solos durante vários anos, e que as plantas geneticamente modificadas matam os insetos que as comem, mas também matam as joaninhas que depois comem os insetos. Consequentemente, os ecossistemas ficam desestabilizados.
Alguns produtos são modificados para que contenha um maior valor nutricional, como o arroz dourado da Suíça, que é muito rico em betacaroteno, substância precursora de Vitamina A. O arroz é um alimento muito consumido em todo o mundo, e quando rico em betacaroteno, ajuda a combater as doenças por deficiência de vitamina A.