processos psicologicos basicos 1
Podemos responder algumas velhas perguntas a cerca da dinâmica da inteligência humana, sua estabilidade (equilíbrio) ao longo da vida e seus extremos.
Estabilidade ou mudança?
Escores = pontuação
QI = cociente de inteligência
Qual o grau de estabilidade dos escores de inteligência ao longo da vida?
A pergunta é
Se testarmos pessoas ao longo de suas vidas seus escores de inteligência seriam estáveis?
Na experiência de buscar escores de inteligência nos bebes os pesquisadores encontraram dificuldade, pois não podiam falar, somente examinaram o que pode ser observado
Peso ao nascer, comprimentos relativos dos dedos dos pés ate a idade que conseguiam sentar sozinhos e concluíram que nenhuma dessas medidas lhes fornecia uma previsão útil das pontuações de inteligência. (Bell e Waldrop e Broman 1989).
A também psicóloga do desenvolvimento Nancy Bayley 1949. Ainda não encontramos os testes certos. um dia talves encontraremos.
Estudos descobriram que bebes que logo se cansam de uma imagem, quando tem a chance, preferem olhar para uma nova. Obtem escores maiores em testes de velocidade cerebral e de inteligência até 21 anos depois mais a predição é rudmentar (fagan ET AL., 2007;kavsek, 2004; tasbihsazan ET AL 2003)
Portanto pais de primeira viajem que se questionam a respeito da inteligência de seu bebe e comparam ansiosamente a outros podem relaxar. Exceto em casos de deficiência extrema ou precocidade, mais os teste realizados antes dos 3 anos dão apenas uma modesta aptidão futura a criança.
Exemplo aquelas que aprendem a falar cedo, que pronunciam frases tipicas dos 3 aos 20 meses. Nem sempre começam a ler aos 4 anos e meio.(crain Thoreson e dale, 1992)
Pais que leem para seus filhos despertam o interesse pela leitura precoce.
Lembre-se que até Albert eisten demorou a começar a falar.(quasha, 1980)
Albert Eisten
Aos 4 anos o desempenho das crianças em testes de inteligência começa a predizer seus escores na adolescência