TRAB 1 PROCESSOS BASICOS PSICOLOGICOS
Os nossos sentidos detectam estímulos, transformam-nos em impulsos eletroquímicos e transmitem informações sensoriais ao sistema nervoso central. Os nossos sentidos são limitados. Não podemos, por exemplo, captar os infravermelhos ou certos sons. Os sentidos no homem se resumem em : tato, olfato, degustação ,visão, audição e equilíbrio.
Tipo Mecanorreceptores:
Tato: localizados na pele
Proprioceptores: localizados nos músculos
Pressão: localizados nos vasos
Equilíbrio: labirinto, localizado no ouvido
Auditivos: cóclea, localizado no ouvido
Tipos Quimiorreceptores:
Gustativos: localizados na língua (humanos)
Olfativos: localizados no epitélio nasal
Tipo Termoreceptores:
Temperatura: localizado na pele
Tipo Eletrorreceptores:
Corrente elétrica: Localizados na pele dos peixes elétricos
Tipo Fotorreceptores:
Compostos que absorvem luz: localizados no olho
Tipo Dor:
Terminações nervosas livres: localizadas por todo o organismo
PSICOPATOLOGIA E SEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS
A CONCIENCIA E SUAS ALTERAÇÕES
Indica o conhecimento compartilhado com outro e, por extensão, o conhecimento “compartilhado consigo mesmo”. Na língua portuguesa , a palavra consciência tem, pelo menos, três acepções diferentes:
Definição neuropsicológica: Consciência aqui é o estado de estar desperto, acordado, lúcido. Trata-se especificamente do nível de consciência.
Definição Psicológica: É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade, a capacidade de perceber e conhecer os seus objetos.
Definição ético-filosófica: Utilizada mais frequentemente no campo da ética, da filosofia, do direito ou da teologia. Trata-se da consciência moral ou ética.
NEUROPSICOLOGIA DA CONSCIÊNCIA
O conceito de sistemas reticular ativador ascendente (SRAA), desenvolvido por Moruzzi e Magoun, afirma que a capacidade de estar desperto e agir conscientemente depende da atividade do tronco cerebral e do diencéfalo, os quais