Processos Industriais
APLICADAS A
BIOCOMBUSTÍVEIS
EVAPORAÇÃO
CENTRIFUGAÇÃO
DESTILAÇÃO
EVAPORAÇÃO
EVAPORAÇÃO
O objetivo da evaporação é a remoção da maior parcela possível da água contida no caldo clarificado, sem incorrer na cristalização da sacarose. Ou seja, objetiva a máxima concentração sem o aparecimento de cristais de sacarose.
De acordo com a produção desejada, a evaporação elimina em torno de 75% de água presente no caldo, resultando na concentração do Brix entre 18 a 65o.
A evaporação pode ser feita em: um único efeito: tachos usados antigamente para produção de açúcar mascavo (inicialmente com fogo direto e, posteriormente, com vapor). múltiplo efeito: sistema empregado pelas usinas e que promove economia de vapor de aquecimento.
O múltiplo efeito, além de promover economia de vapor de aquecimento, gera vapor vegetal utilizado para aquecimento de caldo e dos cozedores a vácuo.
A condensação de vapor no múltiplo efeito gera condensado utilizado como água de alimentação de caldeira, atendendo a maior parte desta necessidade.
EVAPORAÇÃO – MÚLTIPLO EFEITO
Múltiplo Efeito
•Para que o vapor gerado por uma caixa (corpo) possa aquecer e levar o caldo da caixa seguinte à ebulição é necessário que haja uma diferença de temperaturas que permita o transporte do calor do vapor ao caldo. Este efeito pode ser conseguido pela diminuição da pressão no topo da caixa seguinte.
Princípios:
“ Em um evaporador de múltiplo efeito, cada quilograma de vapor, usado no primeiro vaso, evaporará tantos quilogramas de água quanto forem os vasos.”
Assim,
a) Simples efeito: 1 kg vapor evapora 1 kg de água
b) Duplo efeito: 1 kg de vapor evapora 2 kg de água
c) Tríplice efeito: 1 kg de vapor evapora 3 kg de água
d) Quádruplo efeito: 1 kg de vapor evapora 4 kg de água
e) Com n efeitos: 1 kg de vapor evapora n kg de água
Quando o vapor da primeira caixa é encaminhado para a segunda, o sistema de evaporação é de