Processos gerenciais - anhanguera uniderp
Gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. Planejar envolve aprender a lidar com incertezas e mudanças, as coisas são mutáveis, planejar envolve estar ligado com o futuro, como podemos identificar no PLT, mostrado pelo CHIAVENATO.
Uma vez definidos objetivos e estratégias, é necessário a implementação que deve ser minuciosamente estudada e acompanhada, isso é essencial para prever eventuais dificuldades e entender se está correndo da forma prevista e planejada.
O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz, fazendo com que a organização deixe de agir de maneira intuitiva e passe a atuar de forma profissional e focada, facilitando o desenvolvimento da empresa.
ETAPA 1: PASSO 1
Segundo CHIAVENATO (2007) o nome planejamento dá-se a um conjunto de ações tomadas deliberada e sistematicamente a respeito de empreendimentos que possam afetar ou afetam a empresa por longos períodos. As ações de Planejamento são discutidas e formuladas no nível hierárquico mais alto da empresa, ou seja, o institucional.
Os efeitos e conseqüências são observados a longo prazo, algo em torno de 2 a 5 anos, e em alguns casos podendo chegar entre 10 e 20 anos, de acordo com o projeto.
A empresa tem envolvimento total no planejamento, não apenas unindo plano tático com operacional, estes constituem um desdobramento da ação, levando a amplificação e multiplicação de esforços.
A missão da estratégia empresarial tende a procurar o que deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento entende a melhor forma de como fazer para alcançar os objetivos pré determinados.
Segundo CHIAVENATO (2007) os planejamento é composto de 07 etapas:
1 – Determinação dos Objetivos. (Onde queremos chegar?)
2 – Análise Ambiental