Processos decisorios
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD
Disciplina: EAD319 – PROCESSOS DECISORIAIS
Professor: Wellington Tavares
ATIVIDADE 1 – Escolhas e Racionalidade
1. Escreva o que é “Racionalidade”, de acordo com o texto (mas com suas palavras).
A racionalidade é o resultado da maneira que se faz para resolver problemas. Ato de uma operação mental de uma decisão a ser tomada que consiste em estabelecer relações entre elementos dados.
Nesse caso, os atos racionais elevam sua estima ou desejos, dadas determinadas crenças. Colocando de outra maneira, a racionalidade precisa que crenças, desejos e ações se relacionem de uma forma particular para que possamos agir com racionalidade.
2. Sobre a “Racionalidade Instrumental”, responda:
a) O que é?
É a habilidade racional onde é recebida por cada agente humano. Podemos dizer que é um grau de propriedade com que se atingem alguns fins, estando assim, construída no cálculo e na relação custo e benefício.
b) Qual sua relação com os contratos que as partes celebram entre si?
Sua relação tem a ver com a flexibilidade das teorias da escolha racional, permitindo aos teóricos descobrir os efeitos que a adoção de instituições e normas pelos agentes racionais tem sobre esses contratos.
3. Sobre a vida em sociedade, explique qual é a relação existente entre: razão, desejos e bem comum/público, de acordo com as ideias de Aristóteles apontadas no texto.
Com base no próprio relato de Aristóteles ele aprova no fato de que nós, como animais políticos, sustenta a igualdade da natureza humana, a par de diferenças de personalidade.
4. Na sua visão, qual a importância de se compreender a 'racionalidade" para a tomada de decisão nas organizações?
Sua importância é a possibilidade tanto de domínio de fatores incontroláveis como de eliminação de riscos e incertezas no processo decisório, como a racionalidade no comando, controle,