Processos de Retificação
1. Processo de retificação
Retificação é um processo de usinagem mecânica onde a remoção de cavaco do material é estabelecida pelo contato entre a peça e uma ferramenta abrasiva (rebolo), é também um método versátil de remoção mecânica de material que confere à peça alta precisão geométrica e dimensional.
Este processo é muito utilizado em superfícies onde se deseja uma ótima precisão e acabamento, para obter essas características com qualidade é necessário ter domínio dos parâmetros de velocidade de corte, velocidade de avanço, boa refrigeração e controle dimensional. Apesar de ser muito empregado na indústria, ainda não é explorado como outros processos de usinagem e corresponde entre 20% a 25% das despesas totais em operações realizadas por máquinas ferramentas.
A retificação é um processo onde as taxas de remoção de cavaco são muito baixas se comparadas a outros processos, mas isso ocorre devido à qualidade das tolerâncias que podem ser obtidas com este processo.
O desenvolvimento da tecnologia da retificação começou com o surgimento de novos materiais para o rebolo, no caso o CBN. Também a máquina retífica, recebeu melhorias no projeto e melhorias dos componentes mecânicos, como a utilização de mancais e guias hidrostáticas, mecanismos de compensação de deformação térmica e controles computadorizados (CNC). Para se conseguir altas velocidades, as retificadoras também passaram por inovações tecnológicas, sendo construídas com alta rigidez dinâmica e estática, equipadas com motores mais potentes, eixos e rolamentos extrafortes, protetores para rebolos mais resistentes e operando com alta precisão dimensional. Para retificação em altas velocidades emprega-se fusos com mancais magnéticos ativos que não têm nenhum contato mecânico.
2. Propriedades do rebolo (disco de corte)
A ferramenta de corte utilizada na retificadora é o rebolo, cuja superfície é abrasiva, ou seja, apresenta-se constituída de