Processo de Fabricação
Técnico em Mecânica 4º Módulo
Processo de Fabricação
DIELSON BRAGA
RETIFICA
Professor: Adiara.
ASSIS
2013
2
Introdução.
De maneira geral, a retificação é aplicada em processos de acabamento. As muitas vantagens do processo, que garantem a excelência no acabamento de peças, tornam a retificação indispensável quando o assunto é qualidade e atenção às tolerâncias. Esse processo atende, assim, aos requisitos da indústria metal-mecânico, que exige precisão cada vez maior, e é inevitável que os processos de acabamento acompanhem essa demanda.
Outros fatores, atualmente, são a redução do tempo de processamento e do número de máquinas necessárias no processo, que resultam em aumento na produtividade.
Como exemplos de aplicações da retificação na indústria, podem ser citadas as operações de acabamento em virabrequins, comandos de válvula, ferramentas De maneira geral, a retificação é aplicada em processos de acabamento.
As muitas vantagens do processo, que garantem a excelência no acabamento de corte etc. A retificação nem sempre teve a importância atual. As retíficas foram às últimas máquinas a receber o comando numérico que hoje define critérios de estratégia, condições de ciclo, taxas de remoção, condições de preparação dos rebolos e das ferramentas, entre outros. As máquinas funcionavam com sistemas de acionamento hidráulico ou eletromecânico. As demandas de qualidade cada vez maiores e os gargalos das máquinas de produção passaram a ser relacionados a esse tipo de processo. A necessidade de aumentar a flexibilidade nas indústrias foi outro fator que fez com que os tempos de preparação fossem mais valorizados.
Objetivo.
Retificar, em Mecânica, significa corrigir irregularidades, fissuras, poros e corpos estranhos de superfícies de peças, para poder atingir níveis de acabamento e tolerâncias superiores.
Retificação é um processo de usinagem por abrasão que utiliza ferramentas de múltiplas arestas
(multicortantes), a fim de