Processos de manutenção
De uma forma geral, a manutenção constitui-se na conservação de todos os equipamentos, de forma que todos estejam em condições ótimas de operação quando solicitados ou, em caso de defeitos, estes possam ser reparados no menor tempo possível e da maneira tecnicamente mais correta.
Os principais processos de manutenção são:
Gerenciar Equipamentos
Este processo é bem abrangente, e engloba desde o controle dos equipamentos industriais até máquinas e ferramentas utilizadas pela manutenção. Existem programas que atendem somente a ferramentaria e até programas que gerenciam totalmente os equipamentos.
Tratar Solicitações de Serviços.
Este processo trata das solicitações que chegam à manutenção. Estas solicitações incluem os pedidos da área operacional, as recomendações de inspeção, os pedidos da preventiva e da preditiva. A programação de preventiva ou preditiva pode ser tratada como solicitação de serviços. Existem programas que já registram a carteira de preventivas e preditivas como serviço planejado e na fila de execução. É desejável realizar estatísticas de velocidade de atendimento de solicitações por prioridade, área, etc.
Planejar Serviços
Este processo é quase instantâneo para serviços simples, mas pode levar até meses, no caso de planejamento de uma complexa parada de manutenção, pois é preciso definir as tarefas, determinar os recursos e orçar o serviço.
Gerenciar Recursos
Este processo é especialmente importante quando se utiliza sistemas que façam a programação mecanizada de serviços, pois a mesma depende da exatidão da tabela de recursos disponíveis.
Programar Serviços
A programação de serviços significa definir diariamente que tarefas dos serviços serão executadas no dia seguinte, em função de recursos disponíveis e da facilidade de liberação dos equipamentos. Se os serviços tiverem prioridades definidas em função de sua importância no processo o mais usual é atribuir quatro prioridades.