Processos De Forma O Das Palavras
Composição
Haverá composição quando se juntarem dois ou mais radicais para formar uma nova palavra. Há dois tipos de composição:
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos que formam o composto são postos lado a lado, ou seja, justapostos:
Ex: Para - raios, corre - corre, guarda - roupa, segunda - feira, girassol.
Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos que formam o composto se agluitinam e pelo menos um deles perde sua integridade sonora:
Ex: Aguardente (água + ardente ), Planalto ( plano + alto ), pernalta ( perna + alta), vinagre ( vinho + acre ).
Derivação por acréscimo de afixo É o processo pelo qual se obtêm palavras novas ( derivadas ) pela anexão de afixos à palavra primitiva, a derivação por ser: Prefixal, sufixal e parassintética.
Prefixal: A palavra nova é obtida pelo acréscimo de afixo.
Ex: In...feliz des...leal Prefixo radical Prefixo radical
Sufixal: A palavra nova é obtida pelo acréscimo de sufixo.
Ex: Feliz...mente leal...dade Radical sufixo Radical sufixo
Parassintética: A palavra nova é obtida pelo acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo sendo que sem um dos dois a palavra não terá sentido completo. Por parassintese formam - se principalmente os verbos.
Ex: En...trist...ecer en...tard...ecer Prefixo radical sufixo Prefixo radical sufixo
Prefixal e sufuxal: A nova palavra é também formada pelo acréscimo de prefixo e sufixo mas sem um dos dois a palavra tem sentido completo mas formando outra palavra diferente da requerida.
Ex: Des...leal...dade (dela podemos retirar as palavras desleal e lealdade) In...feliz...mente ( dela podemos retirar as palavras infeliz e felizmente)
Outros processos de derivação Há dois casos em que a palavra derivada é formada sem que haja presença de afixos. São eles: A