Processos de Fermentação
E SUA RELAÇÃO COM A ENGENHARIA QUÍMICA
Objetivo: Conhecer o processo de fermentação e acompanhar seu envolvimento com a Engenharia Química.Orientador: Leonardo
Belo Horizonte
2014
Descrição Básica Do Processo
A fermentação é um processo biológico anaeróbico (na ausência de oxigênio) de obtenção de energia metabólica (síntese de ATP), a partir da degradação incompleta de substâncias orgânicas, resultando em uma disponibilidade energética inferior se comparada à respiração aeróbia.
Existem dois tipo de fermentação, a fermentação lática e a alcoólica.
Sua Relação com a Engenharia Química
A Fermentação tem grande participação na vida de um engenheiro químico. Esta pode apresentar-se na forma de:
1) Fermentação alcoólica em batelada empregando microrganismos livres e imobilizados, avaliando o efeito da diminuição do tamanho das partículas (pellets) com o objetivo de minimizar os efeitos da transferência de massa, inerente aos processos empregando microrganismos imobilizados;
2) Fermentação lática: onde o crescimento de bactérias acidoláticas produz um baixo potencial de oxirredução necessário para a produção de compostos de aroma em alguns queijos. Como também a taxa de desenvolvimento de ácido afeta na dissociação do fosfato de cálcio coloidal, o qual por sua vez influencia na proteólise e afeta as propriedades reológicas do queijo.
3) Fermentação acética: A bactéria acética ideal é aquela que resiste à elevada concentração de álcool e de ácido acético, com pouca exigência nutritiva, elevada velocidade de transformação do álcool em ácido acético, bom rendimento de transformação, sem hiperoxidar o ácido acético formado, além de conferir boas características gustativas ao vinagre.
Alguns equipamentos básicos do processo
O processo de separação da parte sólida e líquida do mosto é conhecido como descuba. Esse processo é realizado quando o mosto atinge uma densidade de 20/20ºC de aproximadamente 1.010.