Processos de fabricação
CONFORMAÇÃO MECÂNICA
Introdução
Os processos de conformação mecânica alteram a geometria do material através de forças aplicadas por ferramentas adequadas que podem variar desde pequenas matrizes até grandes cilindros, como os empregados na laminação.
Principais Processos de Conformação
- FORJAMENTO:
-LAMINAÇÃO
- TREFILAÇÃO:
- EXTRUSÃO
- CONFORMAÇÃO DE CHAPAS
Temperatura na Conformação:
Podem ser Classificados em:
Trabalho a Quente (TQ)
Trabalho a Morno (TM)
Trabalho a Frio (TF)
No trabalho a quente é possível conseguir grandes níveis de deformação, uma vez que os processos de recuperação e recristalização acompanham a deformação.
No trabalho a frio, como o encruamento não é aliviado, a tensão aumenta com a deformação. A deformação total é menor no trabalho a frio do que no trabalho a quente e a morno. Exceto quando feito o recozimento
No trabalho a morno ocorre uma recuperação parcial da ductilidade do material e a tensão de conformação situa-se numa faixa intermediária entre o trabalho a frio e a quente.
Vantagens e Desvantagens do Trabalho a Quente
De um ponto-de-vista prático o TQ – que é o estágio inicial da conformação dos materiais e ligas – apresenta um certo número de vantagens, mas também de problemas, como listado em seguida:
• Vantagens o Menor energia requerida para deformar o metal, já que a tensão de escoamento decresce com o aumento da temperatura; o Aumento da capacidade do material para escoar sem se romper (ductilidade); o Homogeneização química das estruturas brutas de fusão (e.g., eliminação de segregações) em virtude da rápida difusão atômica interna; o Eliminação de bolhas e poros por caldeamento; o Eliminação e refino da granulação grosseira e colunar do material fundido, proporcionado grãos menores, recristalizados o Aumento da tenacidade e