Processos de Fabricação
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FT
CURSO DE DESIGN
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO I
TRABALHO DE PESQUISA III
MANAUS - AM
2013
ANA OLIVIA BATISTA MENDES
GABRIELLE NAOMI IIMORI MACÊDO
MAYARA BRANDÃO DA SILVA
TRABALHO DE PESQUISA III
Trabalho de pesquisa apresentado para avaliação na disciplina de Tecnologia e Processos de Fabricação I do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas. Período: 2013/1
Professor MSc. José Carlos Silva
MANAUS - AM
2013
Respostas
1. a) A estampagem é o processo em que ocorre uma conformação mecânica em um material para lhe garantir a forma desejada. É um processo normalmente realizado a frio (ou seja, sem a utilização de calor) onde uma máquina chamada prensa (podendo ser mecânica ou hidráulica) aplica força sobre a chapa.
Com a prensa é possível a realização de diversos processos:
Corte
O corte acontece quando o material a ser processado é colocado entre uma matriz e uma ferramenta de corte (punção, em alguns casos). A ferramenta de corte atinge a chapa, que, devido à presença da matriz, tem uma parte retirada na forma da mesma. Algumas das peças fabricadas através do corte são gabinetes (e peças) de CPU e dobradiças, por exemplo.
Dobra
A dobra é um processo de deformação por flexão, e assim como no corte, utiliza punção e matriz. É importante lembrar que a prensa utilizada para produzir peças com grandes comprimentos de dobras é a prensa dobradeira. A dobra é um processo utilizado na fabricação de perfis.
Estampagem Profunda (Repuxo)
Estampagem profunda é quando a prensa atinge a chapa, gerando um objeto “oco” (como estojos, pára-lamas de automóveis, panelas, etc.) sem a redução ou aumento de sua espessura. Pode ser realizada a frio ou a quente, em alguns casos.
b) Cunhagem é um processo de