Processos de Fabricação
APOSTILA
PROCESSO DE
FABRICAÇÃO
MODULO III
PROFESSOR : CARLOS VANDERLEI GARCIA
Página 1 de 22
Na maioria dos casos, as peças metálicas fabricadas por fundição ou forjamento necessitam de alguma operação posterior de usinagem. O que acontece é que essas peças geralmente apresentam superfícies grosseiras que precisam de melhor acabamento. Além disso, elas também deixam de apresentar saliências, reentrâncias, furos com rosca e outras características que só podem ser obtidas por meio da produção de cavacos, ou seja, da usinagem. Isso inclui ainda as peças que, por questões de produtividade e custos, não podem ser produzidas por processos de fabricação convencionais.
Assim, podemos dizer que a usinagem é todo o processo pelo qual a forma de uma peça é modificada pela remoção progressiva de cavacos ou aparas de material metálico ou não-metálico. Ela permite:
• acabamento de superfície de peças fundidas ou conformadas, fornecendo melhor aspecto e dimensões com maior grau de exatidão;
• possibilidade de abertura de furos, roscas, rebaixos etc.;
• custo mais baixo porque possibilita a produção de grandes quantidades de peças;
• fabricação de somente uma peça com qualquer formato a partir de um bloco de material metálico, ou não.
Do ponto de vista da estrutura do material, a usinagem é basicamente um processo de cisalhamento, ou seja, ruptura por aplicação de pressão, que ocorre na estrutura cristalina do metal. Como já foi dito, a usinagem é uma enorme família de operações, tais como: torneamento, aplainamento, furação, mandrilamento, fresamento, serramento, brochamento, roscamento, retificação, brunimento, lapidação, polimento, afiação, limagem, rasqueteamento,lixamento,alargamento,recartilhamento,tamboreamento,rebarbação,eletroerosão,esmerilhamento,jateamento,escareamento.
Essas operações são realizadas manualmente ou por uma grande variedade de máquinas-ferramenta que empregam as mais variadas ferramentas.