Processos de fabricação
Furação
Esta operação tem por objetivo abrir furos em peças. É muitas vezes uma operação intermediária de preparação de outras operações como alargar furos com acabamento, serrar contornos internos e abrir roscas. A ferramenta utilizada chama-se broca. Na execução do furo ela recebe um movimento de rotação responsável pelo corte, e um movimento de avanço responsável pela penetração da ferramenta.
Brocas
A broca mais utilizada na indústria é a broca helicoidal. Ela é uma ferramenta de corte de forma cilíndrica, fabricada em aço rápido ( que pode ser revestida com nitreto de titânio, para aumentar sua vida útil, melhora o acabamento e aumenta a produtividade, porque permite trabalhar com velocidade de corte maiores), aço-carbono, ou com aço carbono com ponta de metal duro. Ela é dividida em três partes: haste, corpo e ponta.
* A haste pode ser cilíndrica ou cônica e é a parte que fica presa na máquina.
* O corpo é a parte que serve de guia e corresponde a vida útil da ferramenta.
* A ponta é a extremidade cortante que recebe a afiação. A broca é caracterizada pelas dimensões, pelo material que é fabricada e pelos ângulos de hélice, incidência e de ponta.
* O ângulo de hélice é determinado de acordo com o material a se furado. Material mais duro, ângulo mais fechado, material mais macio, ângulo mais aberto.
* O ângulo de incidência tem a função de reduzir o atrito entre a broca e a peça. Isso facilita a penetração da broca no material.
* O ângulo de ponta corresponde ao ângulo formado pelas arestas cortantes da broca.
É muito importante que as arestas cortantes tenham o mesmo comprimento e formem ângulos iguais em relação ao eixo da broca.
Tipos de brocas
Da mesma forma como os ângulos da broca estão relacionados ao tipo de material a ser furado, os tipos de broca são também escolhidos segundo esse critério. O quadro a seguir mostra a relação