Processos de Engenharia de Software
Porque um bom desenvolvimento de software requer desde o acompanhamento do mesmo no levantamento de requisitos, o estudo de possibilidade, desenvolvimento em si, documentação, teste, validação e o acompanhamento evolutivo e analítico. Esse pacote de funções é denominado software profissional. 2. Qual a diferença mais importante entre o desenvolvimento de um produto genérico de software e o desenvolvimento de software sob encomenda? O que isso pode significar na prática para os usuários de produtos de software genérico?
Um produto genérico pode ser definido como um software que supre a necessidade de uma grande maioria de pessoas. Exemplo o pacote Office, um produto genérico e por ser padrão, de certa forma, tem uma manipulação para o usuário. Já um produto sob encomenda trata de um processo de especificações para o cliente, medida exclusiva e que provavelmente não servirá para outro cliente. Isso torna o produto exclusivo necessitando lidar com os usuários com treinamentos, demonstrações de uso, suporte, etc. 3. Quais são os quatro atributos principais que um software profissional deve possuir? Sugira outros quatros atributos que podem ser significativos.
Os quatro atributos principais sugerem que um software deve sempre ser de fácil manutenção, de confiança e proteção para que o cliente sinta real confiança em manipular suas informações e dados no mesmo, eficácia na entrega do requisito funcional, contudo eficiência na entrega de um software que deixe o cliente satisfeito, e principalmente aceitabilidade. O fato de ter aceitabilidade para um software pode definir seu sucesso ou fracasso, para isso requer pesquisas de satisfação, acompanhamento de desempenho e análise de fluxo de dados.
4. Qual sua opinião sobre o tema: “Os engenheiros de software devem ser certificados da mesma forma que