1ª e 2ª Guerra Mundial
(1914-1918)
1. Causas da Guerra
Tensões Entre Países:
• Anglo-germânica: motivada pelo rápido desenvolvimento da Alemanha após sua unificação, porque isto abalava a hegemonia inglesa no continente.
• Franco-alemã: questões de fronteira que giravam em torno da questão da Alsácia e Lorena.
• Pangermanismo- a Alemanha pregava a união dos povos germânicos da Europa Central;
• Pan-eslavismo- apresentava a Rússia como “protetora” dos povos eslavos;
• Revanchismo- a França queria a desforra contra a Alemanha pela humilhação sofrida em 1870 e reaver os territórios da Alsácia e Lorena;
• A crise dos Bálcãs- em 1808, a Áustria anexou a região da Bósnia-Herzegovina, ferindo os interesses da Sérvia e de sua aliada, a Rússia, desencadeando um importante movimento nacionalista sérvio.
A atmosfera tensa levou os principais países a formar em duas alianças:
a) Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria e Itália;
b) Tríplice Entente: Inglaterra, Rússia e França;
O estopim da guerra foi o assassinato do imperador austríaco Francisco Ferdinando (julho de 1914), em Saravejo (Bósnia), por um estudante sérvio. A partir daí os acontecimentos se precipitaram. Alemanha e Áustro-Hungria lutaram juntas como os “Impérios ou as potências centrais” e contariam com o importante apoio da Turquia; as potências da “Tríplice Entente” e a Itália formariam o bloco dos aliados. No último ano da guerra, sairia a Rússia, e em seu lugar entrariam os Estados Unidos.
2. As Etapas da Guerra
1ª Etapa 1914-1915 Guerra dos movimentos: a Alemanha invade a Bélgica para penetrar e, solo francês;
2ª Etapa 1915-1917 Guerra de trincheiras: a Itália entrou na guerra ao lado da Entente, em troca das promessas inglesas de receber colônias alemãs na África e territórios ao norte da Itália, sob o domínio austríaco;
3ª Etapa 1917-1918 A entrada dos EUA na guerra se justifica pelos altos investimentos realizados com a Inglaterra e França.
A campanha submarina alemã ameaçava os países