Processos da industria quimica - fertilizantes
Departamento de Engenharia de Química
Disciplina: Processos da Indústria Química
Profª.: Drª. Luiz Márcio Poiani
Fertilizantes
São Carlos, 2˚ semestre de 2009 1. Introdução
Fertilizantes são compostos minerais ou não-minerais com a função de fornecer nutrientes à planta. São dezesseis os elementos químicos chamados essenciais para as plantas:
I - Elementos químicos não-minerais: carbono, hidrogênio e oxigênio. Encontrados na atmosfera e na água em abundância, participam diretamente do metabolismo do vegetal.
II - Os elementos químicos minerais são encontrados no solo e podem ser divididos em:
- Macronutrientes primários: nitrogênio, fósforo e potássio.
- Macronutrientes secundários: cálcio, magnésio e enxofre.
- Micronutrientes: boro, cloro, cobre ferro, manganês, molibdênio e zinco.
Todos os elementos são fundamentais para o bom desenvolvimento da planta, entretanto os macronutrientes primários tornam-se escassos no solo antes dos demais, pois são exigidos em maiores quantidades.
Existem duas categorias de fertilizantes:
I - Orgânicos — os estercos, turfas, lixos e resíduos da fermentação vegetal.
II - Inorgânicos ou Fertilizantes Químicos — os mais usados e produzidos pelas indústrias de fertilizantes: sulfato II. de amônio (SA), superfosfato simples (SSP), cloreto de potássio (KCL), monofosfato amônico (MAP), superfosfato triplo (SST), difosfato amônico (DAP), uréia e nitrato de amônio.
A Figura 1 apresenta, em forma de fluxo, a cadeia de produção de fertilizantes químicos (Macronutrientes Primários).
A despeito da sua importância econômica, os fertilizantes são considerados insumos agrícolas de baixo valor agregado, necessitando de produção em grande escala, rigoroso controle de custos e, principalmente, logística eficiente. As empresas que dispõem de matéria-prima, possibilitando a verticalização da produção, gozam de uma importante vantagem competitiva
Figura 1 - Fluxograma da