processos administrativos rascunho 1
As constantes mudanças no mundo corporativo exigem uma visão estratégica para os gestores enfrentarem os desafios, a competência para desenvolver estratégias em gestões de sucesso é hoje elemento fundamental para as organizações.
Podemos definir o planejamento estratégico como um processo de planejamento formalizado e de longo alcance envolvendo um prazo maior que outros tipos de planejamento causando um sentido de coerência e força as decisões nas organizações, estabelecendo um quadro de referência para o planejamento mais detalhado e para as decisões administrativas do dia-a-dia.
O planejamento estratégico é uma atividade de nível institucional no sentido de que a direção tem que ter uma participação ativa nele, com acesso às informações necessárias para se levar em consideração todos os aspectos da organização sendo que este compromisso da direção é necessário a fim de se conseguir o compromisso dos níveis mais baixos.
Os primeiros passos de um Planejamento envolvem a seleção de objetivos de uma organização, logo a seguir devem-se estabelecer os objetivos para as subunidades da organização, estabelecido os objetivos, estabelecem-se programas para sua consecução de maneira sistemática. Na seleção dos objetivos e no estabelecimento dos programas, o administrador deve levar em conta a viabilidade e se eles poderão ser aceitos na organização.
O planejamento abrange três níveis:
nível estratégico- envolve toda a organização como um sistema único, compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomados de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, nível tático - é elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização, projetado para médio prazo correspondente a um exercício anual e é utilizado para alcançar os objetivos e