Processos Administrativos Cap Tulo 9
1 – O planejamento operacional preocupa-se basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia a dia no nível operacional.
2 – Planos estratégicos têm foco nos objetivos globais da empresa, já os planos táticos têm foco nos objetivos departamentais ou de cada unidade da empresa.
3- Planos relacionados com métodos, denominados procedimentos; Planos relacionados com dinheiro, denominados orçamentos; Planos relacionados com tempo, denominados programas ou programações; Planos relacionados com comportamentos, denominados regulamentos.
4 – Um tipo de cronograma bastante simples, cujas colunas marcam o tempo em semanas ou meses. É uma excelente ferramenta de controle, pois nos permite visualizar toda a execução de uma tarefa.
5 – O controle é um complemento ao planejamento, toda ação deve ser planejada, porém também deve ser controlada a fim de executar cada etapa com perfeição e chegar ao final com êxito.
6 – A rede PERT foi desenvolvida originalmente para a Gestão e Controle de Projetos.
7 – O modelo PERT é um sistema lógico baseado em cinco elementos principais: Rede básica; Alocação de Recursos; Considerações de tempo e de custo; Rede de Caminhos; Caminho Crítico.
8 – O fluxograma vertical retrata a seqüência de uma rotina por meio de linhas – que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina – e de colunas – representando, respectivamente, os símbolos das tarefas ou das operações executadas, o espaço percorrido para a execução ou operação e o tempo despendido.
O fluxograma horizontal utiliza geralmente os mesmos símbolos do fluxograma vertical e enfatiza os órgãos ou as pessoas envolvidos em um determinado procedimento ou rotina.
9 – São planos operacionais relacionados com o comportamento solicitado às pessoas. Especificam como as pessoas devem se comportar em determinadas