Processo seletivo nas empresas
Tatiana Kowarski *
Muitas pessoas procuram profissionais de Recursos Humanos buscando orientações para um bom desempenho em processos seletivos. O que devo dizer em uma entrevista? Como me comportar nas tão temidas dinâmicas de grupo? E quanto aos testes e provas? O que eu devo fazer para ser aprovado?
Talvez você já tenha pensado em perguntas como estas. E, embora em um primeiro momento possa parecer frustrante, saiba que não há uma resposta pronta, uma “fórmula” que garanta a aprovação em um processo seletivo. Cada processo é único, cada cargo exige um perfil particular, cada etapa estará avaliando competências específicas.
A boa notícia é que isto não significa que não existam condições facilitadoras para o enfrentamento de um processo de seleção. Veja algumas orientações que poderão prepará-lo para um bom desempenho.
Conheça a empresa para a qual está se candidatando.
Compreenda o processo seletivo como uma via de mão dupla. Não apenas a empresa está escolhendo um profissional de acordo com um perfil determinado; você também está escolhendo uma empresa compatível com seus valores, interesses, competências, aspirações, etc.
Pesquise e informe-se sobre a atividade fim da empresa, sobre sua colocação no mercado, suas vantagens e desvantagens competitivas, sobre as áreas de destaque e sobre os desafios enfrentados. Não esqueça de buscar conhecer também a história de empresa, sua fundação, suas origens e suas principais transformações visando contextualizar a situação presente.
Esta recomendação tem um duplo objetivo: por um lado, se o processo seletivo é uma via de mão dupla, tais informações o ajudarão a consolidar uma escolha consciente; por outro lado, você estará mais preparado para enfrentar as entrevistas de seleção, demonstrando conhecimento acerca do negócio da empresa.
Durante as entrevistas você poderá mostrar, naturalmente, seus conhecimentos sobre a empresa,