Processo empresariais
Texto elaborado pela profa. Amarolinda Zanela Saccol - UNISINOS
Este texto apresenta uma metodologia de Gestão de Processos, elaborada com base em uma revisão da literatura existente sobre o assunto. Ele tem fins didáticos, para o ensino e aprendizagem da disciplina de Análise Organizacional e de Processos. Contudo, cabe ressaltar a importância da leitura dos textos que o originaram, para que o aluno possa "beber na fonte" dos conhecimentos e ter uma visão ainda mais própria e crítica sobre o assunto tratado.
1 - Entendendo os processos organizacionais
1.1 Conceito de processo
Antes de mais nada, é necessário esclarecer o conceito de processo. Vários são os conceitos encontrados na literatura. Aqui será adotado o conceito de Harrington (1993):
"Processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente externo ou interno. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos."
Harrington define dois tipos básicos de processo:
• Processos produtivos - qualquer processo que entra em contato físico com o produto ou serviço que será fornecido ao cliente externo, até o ponto em que o produto é embalado (não incluindo os processos de transporte e distribuição). Exemplos: manufatura de computadores, preparação de alimentos, refinação de petróleo, etc.
• Processos empresariais ou processos de negócio - São todos os processos que geram serviço e os que dão apoio aos processos produtivos. Exemplo: atendimento de pedido, processamento da folha de pagamento, planejamento da produção, etc.)
Uma outra classificação, mais comumente utilizada, coloca que podemos classificar os processos em:
• Processos Primários - aqueles ligados diretamente à atividade fim da empresa (manufatura, prestação de serviços, comercialização)
• Processos de Apoio - aqueles que suportam os primários e que são necessários para a execução destes (processamento da