Processo do Cuidar da Saúde da Mulher
- O Sistema feminino situa-se na parte inferior do tronco e está localizado no interior da cavidade pélvica, delimitada por uma estrutura osteoligamentar, sustentada internamente por músculos, fáscias, tela subcutânea e pele. Os ossos que integram a pelve - íleo, ísquio e púbis - articulam-se anteriormente na sínfise púbica e posteriormente ao sacro e ao cóccix.
- A cavidade pélvica é limitada inferiormente pelo diafragma pélvico e pelos músculos que forram sua face interna, entre os quais se destacam o obturador interno, o coccígeo e o elevador do ânus, estrutura esta de maior interesse do ponto de vista ginecológico. Observa-se que o períneo é constituído por um conjunto de músculos e fáscias dispostos em uma rede entrelaçada, com o diafragma urogenital e as estruturas esfincterianas da uretra e do ânus. O diafragma urogenital é constituído pelos músculos transverso superficial do períneo, transverso profundo do períneo, bulbocarvenoso e isqueocarvenoso . O corpo perineal corresponde a uma importante estrutura tendinosa, situada entre o canal anal e a a margem posterior do diafragma urogenital. Nesse corpo perineal, prendem-se vários músculos, especialmente o elevador do ânus e as fibras lisas do reto e canal anal.
- A cavidade pélvica abriga a genitália interna feminina, compreendida por vagina, útero, tubas uterinas e ovários
FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO
- Desde o nascimento, a menina apresenta cerca de 400 mil folículos em ambos os ovários, que foram produzidos no final de seu desenvolvimento embrionário e serão utilizados durante todo o período de vida reprodutiva. Após o nascimento não se formam mais folículos, que permanecem em período de latência até a puberdade. Essas células, denominadas ovócitos primários, mantêm interrompido seu estágio de maturação na primeira divisão meiótica e somente completarão seu desenvolvimento caso sejam recrutadas em um dos ciclos ovarianos que integram o ciclo reprodutivo feminino - ciclo