Fichamentosresenhasetc
324 palavras
2 páginas
FichamentoAs luzes da razão
“ A modernidade não é mais pura mudança, sucessãode acontecimentos; ela é difusão dos produtos da atividade racional, cientifica, tecnológica, administrativa. Por isso, ela implica a crescente diferenciação dos diversos setores da vida social: politica, economia, vida familiar, religião, arte e particular...”. (p.17)
“ Não basta que estejam presentes as aplicações tecnológicas da ciência para que se fale de sociedade moderna. É preciso, além disso, que a atividade intelectual seja protegida das propagandas politicas ou das crenças religiosas...” (p.18)
“ As vezes, ela imaginou a sociedade como uma orde, uma arquitetura basadasobre o calculo; às vezes ela fezda razão um instrumento ao serviço do interesse e do prazer dos indivíduos; e às vezes,finlamente, ela a utilizou como uma arma critica contra todos os poderes, para libertar uma ‘natureza humana’ que havia esmagado a autoridade religiosa.” (p.18)
“... grande aioria dos países domndo se empenhou em modernizações bem diferentes, onde a vontade de independência nacionla, as lutas religiosas e sociais, as convicções de novas elites dirigentes, portanto de agentes sociais, políticos e culturais, desempenharam um papael mais iimpotante que a própria racionalização, paralisada pela resitenccia das tradições e dos interesses particulares.”(p.19)
“’ O que distingue a filosofia do iluminismo da que precede é a sua intenção de estender a todos os homens o que havia sido propriedade de apenas alguns, a saber, uma existência conduzida em conformidade com a razão” (p.19)
“ A ideologia ocidental da modernidade, que podemos chamas de modernismo substituiu a deia de Sujeito e a de Deus à qual ela se prendia, da mesma forma que as meditaoes sobre alma foram substituídas pela dissecação dos cadáveres ou o estudo das sinapses do cérebro. Nem a socedade, nem a historia, nem a vidade individual, dizem os modernistas, estão submetidos à vontade de um ser supremo a qual devem aceitar ou sobre a qual se