Processo digestivo
° Boca
° Faringe
° Esôfago
º Estômago
° Duodeno
° Intestino delgado
° Intestino grosso
° Reto
° Ânus
A parede do tubo digestivo, do esôfago ao intestino, é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.
Boca
A boca é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. Corresponde a uma cavidade forrada por uma mucosa, onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.
Faringe
A faringe é um tubo músculo membranoso, que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esôfago. Dessa maneira, para chegar ao esôfago, o alimento, depois de mastigado, percorre toda a faringe, que é um canal comum, tanto para o sistema respiratório quanto para a faringe.
Esôfago
O esôfago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo. Assim, por meio de ondas de contrações, o conduto musculoso vai espremendo o alimentos e levando-os em direção ao estômago.
Estômago
O estômago é um grande bolsa que se localiza no abdome, responsável exclusivamente pela digestão das proteínas. A entrada do estômago recebe o nome de cárdia, porque fica muito próxima ao coração, separada dele somente pelo diafragma. O estômago possui uma pequena curvatura superior e uma grande curvatura inferior: a parte mais dilatada recebe o nome de "região fúndica", enquanto a parte final do estômago, uma região estreita, recebe o nome de "piloro".
O simples movimento de mastigação dos alimentos, já ativa a produção do ácido clorídrico no estômago contudo somente com a presença do alimento, de natureza proteica, que se inicia a produção do suco gástrico: uma solução aquosa, composta de água, sais, enzimas e ácido clorídrico.
Não obstante, a pepsina é a enzima mais potente do suco gástrico